Comunidade de Airsoft da Madeira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Comunidade de Airsoft da Madeira
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Regras quanto ao relacionamento a ter com as autoridades policiais.

Ir para baixo 
AutorMensagem
satirico
Comandante
Comandante
satirico


Mensagens : 604
Reputação : 31
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 43
Localização : Santo Antonio

Situação Actual:
Federado: até 12/2014

Regras quanto ao relacionamento a ter com as autoridades policiais. Empty
MensagemAssunto: Regras quanto ao relacionamento a ter com as autoridades policiais.   Regras quanto ao relacionamento a ter com as autoridades policiais. Icon_minitimeSáb Mar 31, 2012 1:27 am

. Quem são as autoridades policiais e como as reconhecer.

São as principais autoridades policiais a GNR, a PSP e a Polícia Judiciária.
Os agentes da GNR e da PSP, geralmente, andam devidamente uniformizados, e com o nome e posto ou categoria na lapela do uniforme, e exibem no uniforme o símbolo da respectiva corporação.
Os agentes da PJ não andam uniformizados e são reconhecidos mediante exibição do cartão ou crachá da PJ, no qual consta a foto, o nome, e a categoria profissional do agente (se inspector, inspector-chefe, etc..)
Aconselha-se sempre que estiveram em contacto com uma autoridade policial a fixar o(s) nome(s) do(s) agente(s) com quem estebeleceram o diálogo. Não sendo possível fixar todos os nomes, pelo menos, fixem aquele que mais falou convosco.
Não tenham receio de perguntar o nome ao agente, no caso de ele não vos ter dito, ou de não constar na lapela do uniforme.

2. Forma de actuar perante uma fiscalização de uma autoridade policial. O dever de colaboração e de informação e de esclarecimento.

Os portadores de armas estão, nomeadamente, obrigados a apresentar as armas, bem como a respectiva documentação, sempre que solicitado pelas autoridades competentes – cf. art.º 39.º, n.º 2, al. a)
Assim, sempre que tal for solicitado, deverão apresentar às autoridades:

as armas de airsoft;
declaração de venda ou factura das armas;
Bilhete de Identidade; e
cartão de inscrição na Federação
Os praticantes de airsoft, devem ainda, permitir que o agente o examine livremente a arma de airsoft.

3. Forma de diálogo com os agentes da autoridade

Escusado será aconselhar que ao dialogar com um agente de autoridade, se deve dialogar de uma forma civilizada, educada e serena.
Não adianta nada entrar em discussão com os agentes, pois se estes quiserem aplicar a coima ou apreender a arma, não há nada que, na prática, os possa impedir.
Do mesmo modo, é escusado discutir o texto da lei com um agente da GNR ou da PSP.
Existem locais (tribunais) e pessoas (juízes) próprias para impugnar (revogar ou alterar) as decisões de um agente da autoridade.
No fundo, lembrem-se que só uma atitude civilizada e educada, ajuda a moralizar e credibilizar a modalidade junto das autoridades e comunidade em geral.

4. Procedimentos a seguir em caso de ter sido levantado processo de contra-ordenação ou ter sido aplicada uma coima (multa em termos gerais)

Pode, porém, suceder que no decurso de uma interpelação de um agente da polícia, este aplique ao praticante de airsoft uma coima (coima = nome técnico-jurídico que na prática significa uma sanção a ser paga em dinheiro; no fundo é aquilo a que se chama uma multa).
Quando tal acontece, o agente da autoridade, escreve num documento (que pode ser uma ou mais folhas) a infracção praticada e o montante da coima a aplicar. A esse documento dá-se o nome de auto de contra-ordenação.
É de lei, que o agente que aplicar uma coima a um cidadão deve entregar a este um exemplar do auto de contra-ordenação. Assim, no caso de serem multado, o praticante deve certificar-se que fica com um exemplar do auto de contra-ordenação, e que nele constam os seguintes elementos:

Data;
Descrição da infracção praticada;
Montante da coima (multa) aplicada;
Nome e assinatura do agente que elaborou o auto (geralmente encontra-se na parte de baixo da folha);
Número do auto de contra-ordenação (que geralmente se encontra num dos cantos da parte de cima da folha).
Se o praticante de airsoft, não concordar com a aplicação da coima (quer quanto ao montante, quer quanto aos seus motivos), nunca deverá responder ou discutir com o agente da autoridade.
Nesse caso, poderá e deverá consultar um advogado (6) para este impugnar em Tribunal a aplicação da coima de modo a que esta seja revogada por um juiz (7).
Para tal, deverá levar-lhe o exemplar do auto de contra-ordenação, e se possível indicar-lhe o nome de testemunhas que assistiram aos factos que lhe deram origem.

5. Procedimentos a seguir em caso de apreensão da arma de airsoft por uma autoridade

No caso de arma de airsoft ser apreendida pelos agentes da autoridade, devem seguir-se os mesmo procedimentos acima descritos para o caso de aplicação de uma contra-ordenação.
Quando tal acontece, o agente da autoridade, escreve num documento (que pode ser uma ou mais folhas) a indicação de que a arma foi apreendida e a descrição da arma. A esse documento dá-se o nome de auto de apreensão.
É de lei, que o agente que apreender um objecto a um cidadão deve entregar a este um exemplar do auto de apreensão. Assim, no caso dq arma ser apreendida, o praticante deve certificar-se que fica com um exemplar do auto de apreensão, e que nele constam os seguintes elementos:

Data;
Declaração de que a arma foi apreendida;
Identificação da arma, marca e modelo;
Nome e assinatura do agente que elaborou o auto (geralmente encontra-se na parte de baixo da folha);
Número do auto de apreensão (que geralmente se encontra num dos cantos da parte de cima da folha).
Se o praticante de airsoft, não concordar com os motivos da apreensão da arma, nunca deverá responder ou discutir com o agente da autoridade.
Nesse caso, poderá e deverá consultar um advogado (6) para este impugnar em Tribunal a aplicação da coima de modo a que esta seja revogada por um juiz (7).
Para tal, deverá levar-lhe o exemplar do auto de apreensão, e se possível indicar-lhe o nome de testemunhas que assistiram aos factos que lhe deram origem.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.klubeairsoftmadeira.com
 
Regras quanto ao relacionamento a ter com as autoridades policiais.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Regras quanto ao transporte das armas de airsoft
» Regras quanto às armas de airsoft. Características a que devem obedecer.
» Aspectos quanto ao uso de uniforme militar camuflado
» Regras do Fórum
» Regras da aquisição de armas de airsoft.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade de Airsoft da Madeira :: Comunicados da Administração :: Legislação-
Ir para: